MISA COM ORAÇÃO POR CURA E LIBERTAÇÃO CLAMANDO POR MILAGRES. 23 DE JULHO

ABRA - TE À RESTAURAÇÃO

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Ritual matinal de 7 passos garante bom humor o dia todo

Se você prefere ficar de cara fechada a manhã toda, não leia nada, ok? (o método é tão eficaz, que você correria o risco de ficar viciado nele!)

Há quem aconselhe um ou outro ritual a seguir pela manhã para nos tornarmos mais produtivos. Mas que tal um que nos torne mais felizes? A revista Time ouviu pesquisadores de diferentes áreas para fazer essa lista e, entre os passos, está um importante segredo: manhãs felizes não começam de manhã…
1. Tenha algo no seu horizonte

Manhãs felizes começam na noite anterior. Garanta que ao se deitar você tenha algo no seu horizonte para amanhã.
Pesquisas dizem que a antecipação é um poderoso impulso para a felicidade. É ter duas coisas pelo preço de uma: você vai ter uma coisa boa e fica feliz antecipadamente pela coisa boa.
Não há nada para olhar no horizonte? Marque um almoço com um amigo ou prometa a si mesmo que vai fazer algo que você curte. É um dos segredos das pessoas mais felizes do mundo.
“Pessoas propensas à alegria antecipada, habilidosas em obter prazer em olhar para a frente e imaginar futuros eventos felizes, tendem especialmente a ser otimistas e experimentar emoções intensas”, diz Sonja Lyubomirsky no livroThe How of Happiness.
Ok, você tem algo planejado para o próximo dia e está feliz por isso. Mas o que de fato você faz por primeiro de manhã cedo?
2. Gerencie o seu humor
Pesquisas dizem que o seu humor pela manhã afeta o seu humor do dia todo.
“Nós vimos como trabalhadores que entram em espirais negativas, começando o dia de mau humor, só pioram ao longo do dia”, diz à Time Steffanie Wilk, professora de gerenciamento e recursos humanos na Universidade Estadual de Ohio.
O que é capaz de fazer você feliz logo cedo? Faça isso.
Você costuma estar estressado já de manhã? Então pergunte a si mesmo: “O que me dá uma sensação de controle?”
Qualquer coisa que aumente a sua percepção de controle sobre uma situação – mesmo que o controleem si não aumente – pode diminuir o seu nível de estresse.
David Rock escreve no seu livro Your Brain at Work: “Cada vez mais, os cientistas percebem que a percepção de controle sobre um fator estressante altera o seu impacto. Amy Arnsten estuda os efeitos da excitação do sistema límbico sobre o funcionamento do córtex pré-frontal. Ela constatou a importância do senso de controle para o cérebro durante uma entrevista filmada no seu laboratório na Universidade de Yale. ‘A perda da função pré-frontal ocorre apenas quando nos sentimentos fora do controle. É o próprio córtex pré-frontal que determina se estamos ou não no controle. Mesmo se tivermos a ilusão de estar no controle, nossas funções cognitivas são preservadas.’ Essa percepção de controle é um grande condutor do comportamento.”
E não comece a manhã checando os e-mails. Estudos mostram que isso é estressante. Pessoas que não olham o e-mail regularmente no trabalho são menos estressadas e mais produtivas.
Bem, você está antecipando algo de bom e está se sentindo no controle. E agora?  Coma.
3. Tome café da manhã
Você deixa de lado o café da manhã? É melhor deixar de lado o costume de deixá-lo de lado. Coma alguma coisa. Você melhora o seu humor e aumenta a sua força de vontade.
Crianças que pulam o café da manhã se comportam pior que as crianças que comem os seus cereais. Depois de um lanchinho, toda criança volta a ser um anjinho.
Roy F. Baumeister escreve no livro Willpower: Resdiscovering the Greatest Human Strength: “Foi feita uma pesquisa em que se pediu que todas as crianças de uma sala de aula não tomassem café da manhã em certo dia. Então, naquele dia, metade das crianças, escolhidas de forma aleatória, tomaram um bom café da manhã na escola. As outras não comeram nada. Durante a primeira parte da manhã, as crianças que tomaram café aprenderam mais e bagunçaram menos (segundo monitores que não sabiam quais crianças tinham comido e quais não). Então, quando todos os alunos ganharam um lanche saudável na metade da manhã, as diferenças sumiram como se fosse mágica.”
Você acha que isso acontece só com as crianças? Errado. Não tomar café da manhã pode fazer você matar alguém. Literalmente.
“Somente olhando os resultados de um teste de glicose, pesquisadores são capazes de prever com mais de 80% de precisão quais presidiários cometeriam crimes violentos”, escreve Baumeister.
Então coma alguma coisa. (E não mate ninguém.) Vai só beliscar alguma coisa rapidinho? Má ideia.
Saboreie o seu café da manhã. Tire um tempo para aproveitá-lo de verdade. Pesquisas mostram que a capacidade de saborear – de apreciar os bons momentos – é o que separa as pessoas mais felizes de uma pessoa mediana.
“O elemento chave de uma apreciação efetiva é a atenção focada. Reservando tempo e se esforçando para apreciar o que é bom, as pessoas podem experimentar mais bem-estar”, diz Ed Diener no livroHappiness: Unlocking the Mysteries of Psychological Wealth.
Por enquanto, estamos nos sentindo bem. Hora de fazer algo não tão agradável assim.
4. Faça algo de que tem pavor
É, você ouviu. Esse post é sobre como se sentir feliz o dia todo. Então pergunte a si mesmo do que é que você está se esquivando.
Qual é aquela coisa que vai fazer você se sentir culpado por não ter feito? Ir à academia? Fazer aquela tarefa medonha?
Baumeister diz que de manhã temos mais autocontrole. Isso faz da manhã o melhor horário para fazer aquilo que você está tentando evitar.
“Quanto mais tempo estamos acordados, mais problemas de autocontrole acontecem. A maioria das coisas ruins acontecem à noite. Dietas são quebradas no lanchinho da noite, não no café da manhã ou no meio do dia. Crimes por impulso são cometidos em sua maioria depois da meia-noite”, observa Baumeister.
Você tem mais força de vontade de manhã, então obrigue-se a fazer aquela coisa da qual você vai se arrepender se não fizer. Afinal, você está se sentindo bem consigo mesmo. Todo o resto do dia vai parecer fácil em comparação com isso.
Muito bem, você fez aquela coisa que não queria fazer. Vamos agora animar você e alguém mais…
5. Envie um e-mail de agradecimento
Todas as manhãs envie um e-mail a um amigo, familiar ou colega agradecendo por alguma coisa.
Há toneladas de pesquisas mostrando que, ao longo do tempo, um simples e-mail diário pode fazer você mais feliz.
No livro The Happiness Advantage, Shawn Achor escreve: “Esse é o motivo pelo qual eu peço com frequência aos gerentes que enviem um e-mail elogiando ou agradecendo a um amigo, familiar ou colega toda manhã, antes de começar o seu trabalho – não só porque contribui para a felicidade deles, mas porque isso realmente consolida uma amizade.”
Ou você pode mandar um SMS. Tudo bem também.
Mas você vai passar por situações difíceis durante o dia. Vamos ter certeza de que elas não vão se meter no seu bom humor.
6. Planeje como enfrentar os desafios
Faça a seguinte pergunta: “Qual a pior coisa que pode acontecer hoje?” Parece deprimente? É assim que você mantém o dia feliz: estando preparado.
Os filósofos estoicos imaginariam o pior antes de qualquer atividade. Para quê? Para estar preparados.
Ryan Holiday, autor de The Obstacle Is The Way, explica: “Procuramos entrever o que pode sair errado com antecedência, antes de começar. Muitos empreendimentos ambiciosos falham por razões previsíveis. Muitas pessoas não têm um plano B porque se recusam a considerar que as coisas podem não acontecer do jeitinho que elas querem.”
Essa técnica não só ajuda executivos a fechar negócios, mas também salva vidas.
Dan Coyle diz que é uma parte essencial das Forças Especiais dos Estados Unidos preparar a manhã anterior a cada missão perigosa: “Eles gastam a manhã inteira cogitando cada possível erro ou fatalidade que possa acontecer durante a missão. Cada possível problema é examinado sem misericórdia e relacionado a uma resposta apropriada: ‘Se o helicóptero cair, fazemos X. Se descermos no lugar errado, vamos fazer Y. Se estivermos em desvantagem, vamos fazer Z.’”
Você está se sentindo bem e preparado para qualquer coisa. O último secreto para começar o dia da melhor forma é maravilhoso e bem fácil.
7. Beije alguém que você ama
Beijos são boa ciência. Homens que beijam as suas esposas antes de ir trabalhar vivem 5 anos a mais, ganham 20-30% a mais e são muito menos propensos a se envolver em um acidente de carro.
No livro The Science of Kissing, Sheril Kirshenbaum escreve: “Um estudo de psicologia que durou dez anos, levado a cabo na Alemanha nos anos 1980, mostrou que os homens que beijam as suas esposas antes de sair para o trabalho vivem, em média, cinco anos a mais e ganham 20-30% a mais que aqueles que saem sem um beijinho de despedida. Os pesquisadores reportaram também que não beijar a esposa antes de sair, aumenta em 50% a possibilidade de se envolver em um acidente de trânsito. Os psicólogos não acreditam que seja o beijo em si que faça a diferença, mas sim o fato de que aqueles que têm esse costume são os que começam o dia com uma atitude positiva, o que leva a um estilo de vida mais saudável.”
Está dozinho atualmente? Sinto muito. Mas há um substituto: dê cinco abraços hoje. Em uma pesquisa relatada no livro de Lyubomirsky, as pessoas que deveriam dar ou receber cinco abraços durante o dia chegaram ao final do período mais felizes.
Aprendemos bastante. Vamos sair ao encontro dos outros e começar.
Resumindo
Aqui está o ritual matinal que vai fazer você feliz o dia todo:
  1. Tenha algo em seu horizonte: planos com um amigo são sempre uma boa ideia.
  2. Gerencie o seu humor: não cheque os e-mails; faça o que dá a você uma sensação de controle.
  3. Tome café da manhã: se você não comer nada e acabar matando alguém, a culpa não é nossa.
  4. Faça algo de que tem pavor: você tem força de vontade e vai se sentir muito melhor.
  5. Envie um e-mail de agradecimento: simples assim.
  6. Planeje como enfrentar os desafios: pense sobre a pior coisa que pode acontecer e ela provavelmente não acontecerá.
  7. Beije alguém que você ama: se isso fizer você se atrasar para o trabalho, sinta-se livre para pôr a culpa em nós.
Não deixe para outra hora. Você vai esquecer. Agora mesmo, planeja algo divertido para amanhã.
Ou envie um e-mail agradecendo a alguém.
Ou simplesmente dê um belo beijo em alguém especial. Quem disse que ser feliz é tão difícil?
  

0 comentários:

Postar um comentário