MISSA DO ABRA - TE À RESTAURAÇÃO

27 DE AGOSTO

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Comentando o Evangelho deste domingo 28 de Fevereiro 2016

Evangelho do dia 28/02/2016 - 3º Domingo da Quaresma - Ano C - Roxa.

Convertei-vos! - Lc 13,1-9.

Nesse momento, chegaram algumas pessoas trazendo a Jesus notícias a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando o sangue deles com o dos sacrifícios que ofereciam. Ele lhes respondeu: “Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que qualquer outro galileu, por terem sofrido tal coisa? Digo-vos que não. Mas se vós não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que qualquer outro morador de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo”. E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi lá procurar figos e não encontrou. Então disse ao agricultor: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Para que está ocupando inutilmente a terra?’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano. Vou cavar em volta e pôr adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então a cortarás”. 

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002. 

Domingo da conversão. Caiu a torre de Siloé. Morreram dezoito pessoas. Rezavam em torno da água. E os que Pilatos mandou matar? Vieram da Galileia em peregrinação ao Templo. Revoltosos, isso sim. Aproveitaram-se do momento para criar agitação. Pilatos foi rápido. Deviam ser pecadores, tanto uns como outros. Receberam o castigo que mereciam. E a conversa rolava por Jerusalém e seus arredores. As notícias chegaram ao grupo de Jesus. Vocês estão pensando que eles foram castigados por Deus por serem pecadores? Pecadores somos todos e eles não eram mais do que todos os outros. Então, por que isso aconteceu? Olhem com atenção e vejam bem o que aconteceu. Vai acontecer com vocês também. Se não se converterem, todos perecerão do mesmo modo. Como pereceram? Estes pereceram soterrados pelas pedras que desabaram sobre eles. Se não houver uma séria mudança, isso vai continuar. Quem precisa mudar, o que precisa ser mudado? 
Os responsáveis pela segurança da torre, sem dúvida, os construtores, mais ainda. Se não forem sérios em suas responsabilidades, muita gente continuará morrendo do mesmo modo. Mas os galileus eram revoltosos, Pilatos estava certo em se livrar deles. Pode ser, e muita gente continuará morrendo da mesma forma enquanto existirem Pilatos como Pôncio Pilatos. Convertam-se engenheiros de obras, fiscais e governantes! É mais uma pequena história para dizer que Deus concede tempo para uma verdadeira penitência. Os frutos de conversão das vítimas da incúria humana e das vítimas da arbitrariedade de governo consistem em posicionar-se. Manifestaram-se os galileus, e estavam certos. Erraram na estratégia. Continuem procurando a manifestação inteligente para que se convertam os construtores de torres e os donos do poder. 

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

0 comentários:

Postar um comentário