MISA COM ORAÇÃO POR CURA E LIBERTAÇÃO CLAMANDO POR MILAGRES. 23 DE JULHO

ABRA - TE À RESTAURAÇÃO

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Salmo, leituras e o Evangelho comentado do 18º Domingo Tempo Comum: 02 de Agosto 2015

Cor: Verde


1ª Leitura - Ex 16,2-4.12-15


Eu farei chover para vós o pão do céu.

Leitura do Livro do Êxodo 16,2-4.12-15

Naqueles dias:

2 A comunidade dos filhos de Israel pôs-se a

murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo:

3 'Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor

no Egito, 

quando nos sentávamos junto às panelas de carne

e comíamos pão com fartura!

Por que nos trouxestes a este deserto

para matar de fome a toda esta gente?'

4 O Senhor disse a Moisés:

'Eis que farei chover para vós o pão do céu.

O povo sairá diariamente

e só recolherá a porção de cada dia

a fim de que eu o ponha à prova,

para ver se anda ou não na minha lei.

12 'Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel.

Dize-lhes, pois:

'Ao anoitecer, comereis carne,

e pela manhã vos fartareis de pão.

Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus' '.

13 Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes

e cobriu o acampamento;

e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho

ao redor do acampamento.

14 Quando se evaporou o orvalho que caíra,

apareceu na superfície do deserto

uma coisa miúda, em forma de grãos,

fina como a geada sobre a terra.

15 Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si:

'Que é isto?' Porque não sabiam o que era.

Moisés respondeu-lhes:

'Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 77,3.4bc.23-24.25.54 (R. 24b)



R.O Senhor deu a comer o pão do céu


3 Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos,*

e transmitiram para nós os nossos pais,

4b não haveremos de ocultar a nossos filhos,

mas à nova geração nós contaremos:*

4c As grandezas do Senhor e seu poder. R.
R.


23 Ordenou, então, às nuvens lá dos céus,*


e as comportas das alturas fez abrir;

24 fez chover-lhes o maná e alimentou-os,*

e lhes deu para comer o pão do céu. R.
R.

25 O homem se nutriu do pão dos anjos,*

e mandou-lhes alimento em abundância;

54 Conduziu-os para a Terra Prometida,*

para o Monte que seu braço conquistou; R.

2ª Leitura - Ef 4,17.20-24


Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus.


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4,17.20-24

Irmãos:

17 Eis pois o que eu digo e atesto no Senhor:

não continueis a viver como vivem os pagãos,

cuja inteligência os leva para o nada.

20 Quanto a vós,

não é assim que aprendestes Cristo,

21 se ao menos foi bem ele que ouvistes falar,

e se é ele que vos foi ensinado,

em conformidade com a verdade que está em Jesus.

22 Renunciando à vossa existência passada,

despojai-vos do homem velho,

que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras,

23 e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade.

24 Revesti o homem novo,

criado à imagem de Deus,

em verdadeira justiça e santidade.

Palavra do Senhor.



Evangelho - Jo 6,24-35

Quem vem a mim não terá mais fome e

quem crê em mim nunca mais terá sede.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,24-35

Naquele tempo:

24 Quando a multidão viu

que Jesus não estava ali,

nem os seus discípulos,

subiram às barcas 

e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

25 Quando o encontraram no outro lado do mar,

perguntaram-lhe:

'Rabi, quando chegaste aqui?'

26 Jesus respondeu:

'Em verdade, em verdade, eu vos digo:

estais me procurando não porque vistes sinais,

mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.

27 Esforçai-vos não pelo alimento que se perde,

mas pelo alimento que permanece até a vida eterna,

e que o Filho do Homem vos dará.

Pois este é quem o Pai marcou com seu selo'.

28 Então perguntaram:

'Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?'

29 Jesus respondeu:

'A obra de Deus é que acrediteis

naquele que ele enviou'.

30 Eles perguntaram:

'Que sinal realizas, 

para que possamos ver e crer em ti?'

Que obra fazes?

31 Nossos pais comeram o maná no deserto,

como está na Escritura:

'Pão do céu deu-lhes a comer'.

32 Jesus respondeu:

'Em verdade, em verdade vos digo,

não foi Moisés quem vos deu

o pão que veio do céu.

É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu.

33 Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu

e dá vida ao mundo'.

34 Então pediram:

'Senhor, dá-nos sempre desse pão'.

35 Jesus lhes disse:

'Eu sou o pão da vida.

Quem vem a mim não terá mais fome

e quem crê em mim nunca mais terá sede.

Palavra da Salvação.

0 comentários:

Postar um comentário