MISSA DO ABRA - TE À RESTAURAÇÃO

27 DE AGOSTO

quarta-feira, 15 de julho de 2015

15 de julho, Dia Nacional do Homem

Muitos não sabem, mas dia 15 de julho é comemorado o Dia Nacional do Homem. 

O Brasil é o país onde mais se comemora essa data.

Esse dia foi criado com o objetivo de chamar atenção para saúde masculina, pois a cada três mortes de pessoas adultas no país, duas são do sexo masculino.

Apresentando maior resistência ao procurar cuidados médicos e realizar preventivos, os homens vivem em média 7 anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol, pressão arterial e maior tendência a obesidade. Além da utilização em maior quantidade de bebidas alcoólicas e outras drogas, também estão mais expostos aos acidentes de trânsito e na maioria das situações de violências.

Sendo assim, o Ministério da Saúde desenvolveu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, criada em Agosto de 2009 com o intuito de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A proposta é que pelo menos 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 e 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano.

Prevenir é melhor sempre

Por mais clichê que pareça, a prevenção faz todo sentido quando o assunto é saúde. Esse cuidado também se aplica no caso dos homens, e é preciso encontrar tempo entre um compromisso e outro para ir ao médico.

No entanto, segundo o urologista Sessin Akl Ghajar, a preocupação dos homens em relação à saúde aumentou bastante.

- Hoje eles são impulsionados pela mídia a todo momento e também por pressão das suas esposas. – Diz.

Mas quando se trata de prevenção, não basta somente ir ao médico, tem que haver mudanças de hábitos. Sendo assim, evitar cigarro e álcool em excesso, alimentar-se de forma saudável e programar um tempo para o lazer, também fazem parte de uma atitude preventiva.

- O médico urologista é o responsável pela saúde do homem. Assim, além dos exames específicos das especialidades, os urologistas também sugerem a realização de exames de rotina, como o hemograma completo, lipidograma completo, exame de urina (EAS) e ultrassonografia de vias urinárias. Essa rotina deve se iniciar a partir dos 35 anos – explica o doutor.

Veja os principais exames para o check-up masculino:
Exames de sangue para verificar os níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina;
Avaliação de calcificação em coronária;
Função hepática;
Ácido úrico;
Câncer de próstata: dosagem da enzima PSA;
Câncer de cólon: colonoscopia;
Função pulmonar, indicada aos fumantes;
Raio X de tórax para avaliar os órgãos sólidos.

0 comentários:

Postar um comentário